quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Vídeo: O Mito da gordura

Gente,

Eu adoro ver palestras e aulas no you tube. Então, aí vai um vídeo que achei hoje, postado recentemente, 147 visualizações. Não pode, né? O vídeo é ótimo! Bora desmitificar as gorduras.


Pra quem tá no trabalho, ou em outro lugar que não possa ver o vídeo agora, pra não morrer de curiosidade transcrevo as partes quentes:

- Eu acho que já passamos da era de achar que a gordura é um macronutriente ruim, mas trazemos o legado. Ainda vejo pessoas dando conselhos nutricionais enfatizando o corte de alimentos ricos em gordura. GORDURA NÃO ENGORDA.
- O que causa a epidemia de obesidade é o alto consumo de alimentos ricos carboidratos de alta carga glicêmica.
- Nós precisamos de gordura.
- Quando você restringe as gorduras a 10% da ingestão de calorias, eu não acredito que as pessoas aguentem (NEM EU!), a menos que você tenha um chefe de cozinha morando com você.
- Nós devemos consumir os ácidos graxos essenciais, ômega 3 e ômega 6 em quantidades equilibradas. No entanto temos dificuldade para acharmos ômega 3. Uma das razões é que fomos feitos para consumirmos animais de pastos, que deviam consumir capim, que tem baixo ômega 3, o que estipula o gado a produzi-lo em sua gordura. O que ocorre é que agora engordamos o gado com grãos ricos em ômega 6.
- Essa era de preconceito a gordura criou produtos sem gordura, ou com teor reduzido, que, em contrapartida, tem uma carga glicêmica muito maior para compensar o sabor.

3 comentários:

  1. Gostei muito desse vídeo. As informações vão de encontro à nossa realidade. Estamos nos alimentando com produtos light e diet e estamos cada vez mais gordos.
    Eu, pessoalmente, só consigo eliminar peso quando retiro os carboidratos da minha dieta.
    Sds
    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, tudo jóia?
      Eu estou gostando muito do seu blog, pois está me dando uma força incrível. Hoje, eu fiz o teste da cetose e fiquei muito feliz pq a tirinha ficou roxinha. E medi o meu colesterol e comparei com a última vez que foi medida em junho de 2011 (192 -em jejum). Bom, gente, a alegria foi grande, meu colesterol está em 173, isso porque medi após três horas do almoço. Ainda mais que sou de uma família (por parte da minha mãe)que tem colesterol lá na estratosfera.
      Então, gostaria de tirar uma dúvida. A xícara que o Dr. Atkins se refere, seriam quantos ml? Seriam 240 ml?
      Agradeço a atenção. E força para todo mundo. Estou junto com vocês na dieta, já eliminei 5kg em um pouco mais de um mês. cometi alguns erros no início, mas corrigi a tempo.
      Beijos e espero um retorno.
      Meu e-mail é veralucia428@yahoo.com.br.
      Beijos mais uma vez.

      Excluir
  2. Vera Lúcia, eu tbm fiz exames depois de muito tempo de dieta, cerca de 1 ano. O cardiologista ficou comovido com os índices, pois estavam realmente muito bons, ele achou fora de série. Eu disse que tinha uma alimentação saudável e me cuidava, e olha que na época eu nem realizava exercícios físicos regularmente.
    A medida padrão de 1 xícara é 250mL, só aqui no Brasil que a ANVISA estipulou como sendo 200mL. Então usa como 250.
    Beijos, eu A-MO os comentário, sugestões, perguntas, trocas de ideias que fazemos no blog.

    ResponderExcluir