sábado, 26 de fevereiro de 2011

Parei de emagrecer! + cetose

Passei as 2 últimas semanas sem perder um mísero grama.

Eu andei fazendo farra, bebi caipirinhas (com açúcar!) e bem que mereci ficar estacionada no peso.
Mas 2 semanas? É muito tempo!

Resolvi fazer o teste que mede a presença de corpos cetônicos na urina. E para minha surpresa (e desespero) deu negativo. Ou seja, eu não estava em processo de cetose/lipólise.

TÁ! Não entendeu nada? Eu explico.

O que a Dieta Atkins propõe é uma mudança metabólica. Com o corte de carboidratos (não mais que 40gr/dia) o organismo desenvolve cetose/lipólise, que é um estado no qual você queima a sua própria gordura (sim, os pneuzinhos) para conseguir energia. Se você está gordo há algum tempo, é provável que você tenha elevados níveis de insulina no sangue.

Lipólise significa "processo de dissolver gordura". Quando consumida metabolicamente, a gordura decompõe-se em glicerol e ácidos graxos livres, estes se decompõem em "corpos cetônicos", do qual resulta um novo ácido graxo (com cadeia carbônica mais curta), que é usado como combustível. Aparentemente, esta é a única trajetória metabólica disponível para a dissolução da gordura. Nesse processo, o corpo libera, pela respiração e urina, cetonas - pequenos fragmentos de carbono.

A Cetose Dietética Benigna é o oposto exato do processo que tornou você gordo (entenda esse processo no post anterior). Além de emagrecer ela dá saúde, distanciando você das doenças enfrentadas pelos obesos. Além do mais, para surpresa dos que não acreditam na dieta, pois não entendem como pode o cérebro funcionar sem glicose, o Dr. George Cahill, professor de Harvard considerado como o mestre eminente da pesquisa das trajetórias metabólicas, responde que os corpos de cetona são o "combustível preferido" do cérebro, ao invés da glicose. O que ocorre é uma confusão entre a CDB e a cetose da cetoacidose diabética. Esta última ocorre em indivíduos cujos níveis de açúcar no sangue que fogem ao controle por deficiência em insulina. A diferença é que o diabético andou consumindo carboidratos e tem nível alto de açúcar no sangue, em contraste com o felizardo que está em CDB. A CDB funciona porque o  corpo produz substâncias específicas para manter e facilitar o processo.


Na urina de quem faz a dieta cetogênica é verificada a presença da Substância Mobilizadora de Gordura (SMG). Se essa substância for injetada em outros seres que não estão de dieta, eles também emagrecem.

Deduz-se que na ausência de carboidratos inicia-se uma sinfonia de mobilizadores de lipídeos natural do corpo. Essa queima de gordura acumulada constitui um mecanismo natural do corpo - o mesmo processo da hibernação -, e o corpo fornece substâncias mensageiras naturais que asseguram que o processo de mobilização da gordura ocorra suavemente e é auto-sustentável. Quando você atinge esse estado em que a mobilização da gordura é sustentada por substâncias capacitadoras transportadas pelo sangue, o processo de perda de peso torna-se indolor e isento de fome.

Assim como no jejum, após as primeiras 48 horas de cetose o corpo suprime a fome e reduz o apetite. Todavia, o jejum prolongado pode ser perigoso e o corpo queima não só gordura para obter energia, mas também proteína. Ou seja, parte dos tecidos musculares magros do corpo. Enquanto na dieta cetogênica alta em proteínas, nenhum tecido magro é perdido, mas apenas o adiposo.

Acho que o maior benefício da cetose é que ela elimina a agonia que sentimos na dieta de baixa caloria em função de fome, de compulsão por carboidratos, etc.
Enfim, estar em cetose é uma bênção metabólica. Quando comecei a sentir que andava com fome e meio compulsiva desconfiei que não estava mais em cetose. Dito e feito: estagnei! Agora é reduzir mais a ingestão de carboidratos por uns 2 dias e esperar a cetose voltar!

53 comentários:

  1. Fantastico o processo de cetose em nosso corpo , estou satisfeita com os resultados da dieta da proteina . parabéns adorei o o blog já esta em meus favoritos.

    Helena Gomes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou.
      Logo vai começar a pintar mais receitas legais.

      Excluir
  2. há 3 semanas parei de perder peso. porém em quase 5 meses na dieta naõ consegui aumentar a quantidade de carboidrato além dos 12g. essa perda de peso parou de acontecer depois que comecei a tomar anticoncepcional, desconfiada que poderia ser o anticoncepcional, parei, porem não estou perdendo peso, comendo as mesmas coisas que comia. o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte a fase 1 e coma mais gordura por uns 2 dias e espere os resultados!!

      Excluir
  3. Ola, comecei a dieta a 3 semanas, mas emagreci só 2kg. Acho q estaria mais eficaz se estivesse conseguindo medir a lipolise. Como vc mede a lipolise? Não encontrei a tal fita de medição q ele indica....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só encontrei as fitas em farmácias pra diabéticos e mesmo assim, nas últimas vezes foi difícil, tava em falta.
      Essa aqui foi a única que já usei: http://www.farmadelivery.com.br/keto-diabur-test-5000-c-50-tiras-reagentes-para-a-determinac-o-de-glicose-corpos-cetonicos-em-urina.html

      Não tenho usado.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  4. Olá estou a 12 dias na dieta da proteína e estou muito saisfeita com o resultado pois eliminei 3 kg,o único problema é que sinto uma vontade imensa de comer doces.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá tomando as vitaminas? Falta de vitaminas pode dar essa "tara" por doces...

      No mais, faz gelatina. Eu adoro comer gelatina DIET com nata. E tu também misturar nata com essência de baunilha e adoçantes.
      Tem uma receita de mousse de limão que vou postar, aí tu olha.

      Beijo

      Excluir
  5. Minha mae tinha o livro do Atkins ha' muito tempo e me emprestou quanto eu estava com uns 25 anos (hoje tenho 39). A partir dali, gostei tanto do livro e dos resultados da dieta que passei a faze-la sempre que precisei. Na verdade nunca conseguir ficar muito mais que uns 2 meses fazendo a dieta.
    Acabava enjoando das comidas. Mas sempre mantive o peso por aproximadamente um ano. Entao, todo ano eu fazia, pra perder aqueles 04, 05 quilos. Ha' uns 03 anos, depois de tanta gente falar mal, mudei pra dieta das notas, que conta calorias.
    REsultado: estou ha' 02 anos precisando emagrecer 08 quilos e agora tinha sido a quarta vez que comecava a dieta e parava.
    O que eu fiz? voltei pro velho e bom Atkins! Comecei nessa segunda mas estou certa que muito em breve ja' me livrarei daquele excesso que incomoda.
    Minha dica, que sempre funcionou como um otimo estimulo, e' manter a fita metrica na cabeceira da cama. A perda de centimetros e' mais impressionante que a perda de quilos e ela funciona como um otimo estimulante pra continuar. A partir das primeiras 48 horas de dieta, quando zeram os carbs no corpo, eu tiro medidas diariamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Estou precisando desesperadamente de ajuda com a dieta! Tenho 1,60 e estava com 80,00kg. Agora, há 17 dias na indução, meu peso travou em 75,5. Não mudei em nada a alimentação nesses 17 dias. O que pode ter acontecido? Significa que não voltarei a perder de peso com esse cardápio que estou seguindo? Minha alimentação é basicamente shake whey(2carb)com 1 copo de leite de soja no almoço, 1 copo de leite de soja no café da manhã, presunto e queijo de tarde, e legumes(vagem, abobrinha, repolho, pimentão, tomate -só 1, carne e ovos e gelatina diet com creme de leite no jantar). Acho que não dá 20 carbs, não é? Por favor, me ajudem!!!!

      Excluir
    2. Pare com o Shake por uma semana e retire o creme de leite da gelatina!! Coma ovos com bacon no café da manhã e almoce normalmente! Pois não adianta diminuir as calorias e sim aumentar um pouco mais as gorduras tá! Abraço!

      Excluir
    3. Olá, comigo aconteceu idêntico, sugiro que pare com derivados de soja, ainda não sei pq mas sempre que ingiro algo de soja saio da cetose.

      Excluir
  6. Oi! Meu nome é Geysa. Estou precisando desesperadamente de ajuda com a dieta! Tenho 1,60 e estava com 80,00kg. Agora, há 17 dias na indução, meu peso travou em 75,5. Não mudei em nada a alimentação nesses 17 dias. O que pode ter acontecido? Significa que não voltarei a perder de peso com esse cardápio que estou seguindo? Minha alimentação é basicamente shake whey(2carb)com 1 copo de leite de soja no almoço, 1 copo de leite de soja no café da manhã, presunto e queijo de tarde, e legumes(vagem, abobrinha, repolho, pimentão, tomate -só 1, carne e ovos e gelatina diet com creme de leite no jantar). Acho que não dá 20 carbs, não é? Por favor, me ajudem!!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi! Essa dieta mudou minha vida. Estou muito satisfeita com o resultado. Já perdi 16 kg. Preciso perder mais 10 kg. Ocorre que eu estou emocionalmente abalada e caí em tentação com o chocolate. Nessa época no ano eu ganho muito de presente, chocolate, panetone, etc. etc. Estou com medo de não entrar mais em cetose. Seria o fim para mim, pois essa dieta é a única que resolveu com o meu problema. Por favor me explique se existe mesmo esse perigo do corpo se acostumar e não entrar mais em cetose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe isso! Volte para fase 1 e vera que entrará em cetose novamente! Um abraço!

      Excluir
    2. por gentileza, me diga em o que consiste a fase 1.... obrigada.

      Excluir
  8. Oi,estou fazendo a dieta ha 16 dias e perdi 2k,sendo que uma semana estou estacionada.não sei o que estou fazendo de errado.podem me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aconteceu comigo, após duas semanas, depois que vc perde todo o seu líquido, só sobrará a gordura, daí a perda fica mais lenta. Esses 2 Kilos que vc perdeu eram líquidos. Ainda comendo muita proteína, nossa massa muscular cresce e pesa mais na balança. Ou seja, estamos trocando gordura por massa Magra. Mas na fita métrica e nas Roupas é que vemos mesmo a diferença. Depois de ganhar toda a massa magra possível com a proteína, depois de uns dois meses, aí sim a balança ficará mais confiável. Mas não desanime. André. Estou na dieta há 2 meses e perdi 3 números de cinto. E minhas roupas mudaram de G para M.

      Excluir
    2. Olá! Eu emagreci 4 kg em 3 dias, daí não resisti e saí da dieta apenas 1 dia, agora sem contar com os 3 primeiros dias, já tem 10 dias q recomecei porém não emagreci nada, pelo contrário, engordei algumas gramas. O que eu faço p/ meu organismo entrar em cetose novamente???

      Excluir
  9. Oiiiiiiiiii adorei ler sobre essa tal de cetose , será q foi isso q aconteceu comigo , pq estava bem nas duas primeiras semanas , emagreci 8 kl , ai depois veio o desespero 2 semanas sem emagrecer nada estou frustrada , só q estou meia confusa com esse negócio de cetose como mede e pq saímos dela e o q tenho q fazer para voltar a cetose de novo ??/por favor me ajude pois tenho uma batalha para enfrentar muitos kl a perder obrigada bjs

    ResponderExcluir
  10. Pauli, oi eu emagreci quase tres quilos na primeira semana mas veio o fim de semana eu acabei tomando refrigerante ai pronto parei de emagrecer amanha eu completo novamente as 48 hs e se nã voltar a perder peso o que eu faço......

    ResponderExcluir
  11. Olá! Eu emagreci 4 kg em 3 dias, daí não resisti e saí da dieta apenas 1 dia, agora sem contar com os 3 primeiros dias, já tem 10 dias q recomecei porém não emagreci nada, pelo contrário, engordei algumas gramas. O que eu faço p/ meu organismo entrar em cetose novamente???

    ResponderExcluir
  12. Oi, eliminei 12 quilos em 40 dias , mas não perco mais nada, eu como ovos cozidos, presunto, peito de frango , carne de boi e porco, tomo Shake sem carboidratos. e cafe com no máximo 200 ml de leite e adocante, quando quero doce como creme de leite 0 carboidrato com adocante,as vezes tomo coca 0 com bacardi e nada mais,.. por favor me diga,, o que faço para continuar a emagrecer ?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Volte a Fase 1! E vai voltar a perder peso! Um abraço!

      Excluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. A todos que comentaram sobre estagnação de peso, recomendo rever o cardápio na dieta. Vocês estão fazendo errado. Alguns estão liberais demais. Gelatinas diet, refrigerantes diet, adoçante, dentre outros, não possuem carboidratos, MAS possuem substâncias que SINALIZAM a produção de insulina assim como os carboidratos, estragando a intenção da dieta que é justamente controlar os picos de insulina. Limitem-se a comer carnes vermelhas, azeite extra virgem, ovos e alguns tipos de verduras (se possível, só alface). Creme de leite contém carbo sim, suficiente pra liberar um pouquinho de insulina. Leite então, nem comento.
    Outra coisa que percebi nas reclamações acima é que muitos não entenderam que em dietas cetônicas você deve zerar carbos, MAS NÃO DEVE ZERAR GORDURAS! Tomo como exemplo este relato:
    "Minha alimentação é basicamente shake whey(2carb)com 1 copo de leite de soja no almoço, 1 copo de leite de soja no café da manhã, presunto e queijo de tarde, e legumes(vagem, abobrinha, repolho, pimentão, tomate -só 1, carne e ovos e gelatina diet com creme de leite no jantar)."
    Cadê as gorduras boas?! Cadê as proteínas altamente biodisponíveis?! Eu sei que é difícil quebrar o maldito tabu mentiroso do "comer gordura engorda", mas nessa dieta isso é mais que fundamental! Abusem das gorduras, soquem gordura na dieta! Se entupam de azeite! Usem a regrinha do 70% gorduras, 30% proteínas (porcentagem calórica no dia). A principal fonte calórica na dieta vem das gorduras. A base proteica não é calórica suficiente (1 gr gordura = 9 kcal, 1 gr proteína = 4 kcal).
    Essa é uma dieta que só funciona bem com CALORIAS ALTAS. Não consigo explicar exatamente porque é complexo demais. Alguns podem falar "cara, caloria é caloria em qualquer situação. A matemática não mente. Se eu comer mais calorias do que meu corpo precisa, vou engordar". Mentira. Faça ciclos calóricos durante a semana para quebrar a HOMEOSTASE. Segunda=TMB-10%, Terça=TMB, Quarta=TMB+10%, e assim sucessivamente. Muitas pessoas até fazem a dieta da forma certa, mas não ciclam calorias. É importantíssimo "surpreender" o corpo com novidades calóricas a cada dia. Se todo dia ele já sabe que vai ingerir exatamente 2000 kcal, ele vai se acostumar e ficar preguiçosinho. Agora se cada dia for uma surpresa, ele terá que "se virar" pra continuar queimando gordura; "melhor trabalhar direito, não sei quantas kcal esse doido vai ingerir amanhã", pensa ele.
    Outra coisa; em qualquer dieta, quando você abaixa muito as calorias, você entra no chamado Estado de Famulência. A tiróide diminui muito sua secreção hormonal, o corpo esfria, os índices de glucacon e cortisol disparam, o metabolismo desacelera, os níveis de leptina ficam completamente desbalanceados, e várias outras mazelas provenientes disso. Nos primeiros dias, o corpo emagrece com ingestões calóricas muito baixas. Mas depois de alguns dias fazendo isso você vai homeostasear. O corpo pensa "vou parar por aqui. ele tá comendo pouco demais. a partir de agora, o pouco que ele comer eu vou armazenar pra não morrer de fome!"
    Galera, "fazer dieta" é ouvir e saber interpretar as exigências do seu corpo. Estudem sobre o seu metabolismo, sobre suas glândulas, sobre seus hormônios, entendam o que acontece quando você pratica diferentes hábitos alimentares! É importante se hidratar muito nessa dieta. Por mais irônico que pareça, cetose muito concentrada libera insulina.


    [continua na postagem abaixo!]

    ResponderExcluir
  15. [continuação da postagem acima]

    Surge então a necessidade de se hidratar bem e a todo instante. 2-3 litros de água por dia. Usem multivitamínicos (para homens recomendo Optimen 3 caps por dia), mas atentem-se à informação nutricional para checar se não tem carbos, alguns tem. De segunda à sábado eu uso só carnes, ovos e azeite. Só. Nem tempero eu uso. No máximo um salzinho. Domingo é dia de tirar o atraso. Extrapolem, comam até vomitar, não se preocupem com o IG dos carbos. Mas existem algumas regrinhas d'ouro na orgia alimentar dominical: 1- "Ingestões de carbo maiores que 16 gr/kg de massa magra/dia serão convertidas em gordura" - Dan Duchaine, Bodyopus.
    2-Não se preocupem com o IG dos carbos, mas se preocupem com a ingestão de gorduras. Não deve ser muito alta. Tentem não passar de 100 gr.
    3-Sem álcool (óbvio.)
    4-Se entupam de água. O dia do lixo é tão gostoso que nos preocupamos apenas em comer, e esquecemos da água. Se estudarmos sobre os fenômenos metabólicos ocorridos no dia do lixo, veremos como negligenciamos a ingestão de água nessa data tão prazerosa.
    Não sou graduado em nutrição, não sou phD na área, mas sou um apaixonado quando o assunto é nutrição, em especial Cetose. Recomendo a leitura de alguns livros (a maioria em inglês) para quem quiser se aprofundar no assunto:
    -BodyOpus, Dan Duchaine
    -Ultimate Diet 2.0 - Lyle Mcdonald
    -A Solução Anabólica para Fisiculturistas - Mauro di Pascuale.
    São leituras longas, técnicas, chatas, e em inglês. Mas emagrecer blindando massa magra, ficando feio de tão vascularizado, e com a musculatura toda exposta, não tem preço que pague!

    Quem quiser me achar no facebook, segue meu profile: https://www.facebook.com/gabriel.blauth.3

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor me rsp o email q te mandei, beijos. meu nome é Gislainy

      Excluir
    2. dicas fantasticas! cheguei a imprimir e colocar na geladeira! rs obrigada mesmo!

      Excluir
  16. Olá,
    Estou fazendo a dieta das proteínas. E tenho lido muito sobre isto. Resolvi segui r o livro do Dr. Dukan. Mas meu objetivo é sempre estar em cetose para perder mais rápido. A questão é que Dr. Atkins manda comer queijos gordos (nada de queijos branco) e Dr. Dukan manda comer só queijos brancos. Como estou seguindo mais o Dr. Dukan (apesar de não tomar leite desnatado e nem os iogurtes 0%) queria saber se os queijos brancos podem me impedir de entrar em cetose. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se quiser mais informações, pode enviar perguntas no meu e-mail.. gabriel_blauth@hotmail.com

      Excluir
  17. Quanto deve ser o valor indicado no medidor para eu estar em cetose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se quiser mais informações, pode enviar perguntas no meu e-mail.. gabriel_blauth@hotmail.com

      Excluir
  18. Boa tarde! Estou seguindo a dieta Atkins e já estou no 17 dia, perdi 800 gramas e confesso que estou desanimada pois não desfoquei do cardápio e estou fazendo tudo certinho como diz o livro. Agora na recarga não vou abusar muito, esperei 17 dias e não 14 para a recarga poder cair no fim de semana. Não vou desistir. Espero que eu consiga eliminar meus 10 kilos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se quiser mais informações, pode enviar perguntas no meu e-mail.. gabriel_blauth@hotmail.com

      Excluir
  19. Olá.
    Estou fazendo a dieta a 07 dias. Controlo o peso diariamente. Nos 03 primeiros dias emagreci 02k e depois não emagreci mais. Só me alimentos com 0% de carboidrato.Estou desanimada. /o que devo fazer? Será que devo parar? Afinal. não tem mais onde diminuir carboidrato.
    Aguardo resposta e agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saia da dieta por um dia mais não exagere! E volte ao início no dia seguinte! Isso vai dar um choque no metabolismo!!

      Excluir
    2. se quiser mais informações, pode enviar perguntas no meu e-mail.. gabriel_blauth@hotmail.com

      Excluir
    3. Tem pessoas que tem mais resistência. Confira se não existe nada que tenha açúcar que você não percebeu. Talvez alguma medicação. Além disso, conferiu se não está perdendo medidas? As vezes a balança estaciona, mas as medidas continuam a diminuir.

      Excluir
  20. Oi eu gostaria de saber se pode comer ricota ao invés de queijos como mussarela e outros queijos gordos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode comer ricota também. Mas se sentir fome, aumente a ingestão de gordura. Gordura sacia.

      Excluir
  21. já estou sem fome...tem problema em comer queijo e cafe a noite? to sem vontade.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Samantha, coma sempre que sentir fome, se não sentir, não coma. As vezes a gente pensa que é fome, e não é, pra isso eu acho bom beber bastante líquidos.

      Excluir
  22. Estou na fase da indução a 28 dias e só consegui reduzir 1kg, minha meta era 10k, também reduzi pouquíssima medida, meu numero é 42 e ainda permaneço no mesmo. Como eu e minha filha fazemos a dieta juntas, e ela reduziu medida do 44 para o 42 e perdeu 6kg, estou sem entender nada.

    ResponderExcluir
  23. Completando, minha filha sente muita fomo e eu, ao contrario, não sinto essa fome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algumas pessoas são mais resistentes ao emagrecimento mesmo. E pessoas mais jovens conseguem resultados mais rápidos. Veja se você não está cometendo algum erro. Não está comendo embutidos? Ou quem sabe alguma coisa tem açúcar disfarçado (maltodextrina)? Cai bem uma atenção redobrada nos rótulos.

      Excluir
  24. Olá! Fiz a atkins há muitos anos atrás e perdi muito peso. Agora depois da gravidez resolvi voltar e depois de 9 dias de indução não perdi NADA. Nem 10g. Já li várias vezes o livro e conto os carbos. Nunca passei de 13g. O que pode estar acontecendo? Ok perder pouco peso. Como já fiz várias dietas normalmente tenho dificuldade mas achei estranho não perder NADA. não como muito, me costumei a comer pouco, não sinto fome e estou fazendo tudo direitinho. Sabe algo que possa ajudar?

    ResponderExcluir
  25. Olá, eu sou mr Recardo, um emprestador empréstimo privado que empresta oportunidade de tempo de vida. Você precisa de empréstimo urgente para pagar a sua dívida, ou você precisa de um empréstimo para melhorar seu negócio? Você foi rejeitado pelos bancos e outras instituições financeiras? Você precisa de um empréstimo de consolidação ou hipoteca? procurando mais porque estamos aqui para fazer todos os seus problemas financeiros, uma coisa do passado. Nossa empréstimos para pessoas que necessitam de assistência financeira, que têm um mau crédito ou precisam de dinheiro para pagar as contas, para investir no negócio a uma taxa de 2%. Quero usar este meio para informar que prestar assistência confiável e receptor e estarão dispostos a oferecer empréstimos. Então, entre em contato hoje pelo e-mail: Recardoroland.loanfirm@gmail.com
    SKYPE (AgentRecardoRolandloanfirm)

    ResponderExcluir
  26. olá, entrei em cetose faz cinco dias, segundo pesquisa se leva em torno de 15 dias para estar cetoadaptada, a perda de peso iniciará logo após entrar em cetose ou após os quinze dias, porque como disse já fazem cinco dias qu entrei em cetose mais não vi resultados na balança, muito obrigado

    ResponderExcluir
  27. olá, entrei em cetose faz cinco dias, segundo pesquisa se leva em torno de 15 dias para estar cetoadaptada, a perda de peso iniciará logo após entrar em cetose ou após os quinze dias, porque como disse já fazem cinco dias qu entrei em cetose mais não vi resultados na balança, muito obrigado

    ResponderExcluir
  28. Estou na dieta a 14 dias hoje e já não estou mais perdendo peso e estou comendo só carne de vaca, ovo, bacon (pouca quantidade) e no máximo 4 fatias de mussarela por dia.

    ResponderExcluir
  29. Muito obrigado por este maravilhoso trabalho, pessoas assim com esta dedicação hoje são poucas. Muitos visam apenas lucros com suas matérias. Muito feliz por ter chegado aqui. Parabéns

    ResponderExcluir