quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Dietas e aumento da obesidade mundial

Desenvolvida na década de 60 e publicada em 1972, A Dieta Revolucionária do Dr. Atkins que prescrevia ingestão de gorduras e proteínas sem limites, e corte total de carboidratos, foi duramente criticada pelos médicos, e ainda o é. Segundo estes, a dieta ideal alia a ingestão substancial de carboidratos (cerca de 200gr/dia) a um modesto consumo de gorduras, que devem ser de origem vegetal. Essas dietas, que são as ditas equilibradas, portanto saudáveis, são as largamente indicadas por nutricionistas e endocrinologistas.

Coincidência ou não, as dietas hipocalóricas, que são indicadas por meio da Reeducação alimentar, parecem não estar surtindo o efeito esperado. A epidemia de obesidade mundial atinge números cada vez mais alarmantes.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) registra 1 bilhão de adultos com sobrepeso e aproximandamente 300 milhões com obesidade mórbida, o triplo do registrado há apenas 30 anos.
No Brasil, o Ministério da Saúde informa que mais de 10% da população spresenta obesidade mórbida e 40% está com excesso de peso.

"A obesidade e a má saúde, a irritabilidade e a exaustão, os dias sonolentos e as noites insones, são conhecidas de todos os médicos que tratam os indivíduos de hoje: gordos, desnutridos e sedentários. A obesidade não é uma acumulação acidental de quilos extras, mas um distúrbio metabólico básico estreitamente relacionado com a má saúde. Os princípios em que venho trabalhando desde meus primeiros dias como médico especialista em dieta, porém, dizem respeito a mais do que a perda de peso. Eles envolvem um compromisso com a saúde total- a base metabólica do bem-estar realmente satisfatório." (retirado e adaptado de A Nova Dieta Revolucionária do Dr. Atkins)

Ao contrário do que diz grande parte da comunidade médica, a dieta atkins não é apenas um método eficiente de emagrecimento rápido que, no entanto, prejudica a saúde em função da larga ingestão de gordura. Em realidade, como cardiologista, Robert Atkins visava o tratamento de doenças graves, sendo a dieta parte crucial do tratamento prescrito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário