quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O sonho mais perto

Na década de 70, o Dr. Robert C. Atkins lançou seu primeiro livro: A Dieta Revolucionária do Dr. Atkins. Ao contrário do que possam pensar, não foi ele o pioneiro no descobrimento das dietas de baixo teor de carboidratos, ele mesmo relata (no capítulo 3 do seu primeiro livro) como começaram suas pesquisas.

Bom, no decorrer da obra ele apresenta uma proposta dietética bastante diferente do que é propagado pela sociedade como uma alimentação saudável. Mais do que prometer emagrecimento, o Dr. Atkins promete saúde. E acreditem, a dieta atende ao que se propõe.

Mais de quarenta anos se passaram desde a edição do primeiro exemplar da Dieta Atkins, as proposições antes absurdas, agora estão sendo revisitadas e revistas por uma parcela (ainda pequena) da comunidade médica.

Nas últimas páginas do livro Dr. Atkins escreveu:
"Marthin Luther King teve um sonho. Eu também tenho um. Eu sonho com um mundo onde ninguém tenha que fazer dieta. Um mundo onde os carboidratos refinados que engordam são excluídos da dieta. Nossa tecnologia de alimentos avançou até o ponto onde podemos fazer doces sem açúcar e pão de féculas. Isto foi feito experimentalmente, mas o mercado deveria estar cheio destes produtos..."

Você tem dúvidas disso? Se na década de 70 podíamos fazer isso,o que não podemos fazer hoje? Da mesma forma que temos produtos sem/ou com pouca gordura poderíamos ter produtos low carb. Se conseguimos, nós mesmos, substituir os ingredientes em casa, imagina se a indústria também fosse voltada pra isso? Por que estamos a tanto tempo recomendando as mesmas dietas e a obesidade está cada vez maior?

Eu compartilho desse sonho.
Pra minha alegria, parece que a revolução da dieta vai começar: www.nusi.org




quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Flan (gelatina + nata)

Eu adooooooro gelatina de sobremesa, mas pra levar de lanche eu acho muito pouco... Não enche, sabe?
Então, o que eu costumo fazer é, depois de pronta a gelatina (já gelada) colocar no liquidificador e bater com umas 2 col. (sopa) de nata. Coloco a gelar de novo e a consistência fica como a de um flan.

Essa da foto é com gelatina de morango.